O que fazer em Ilhabela em 2021?
Ilhabela é um dos destinos mais tradicionais e cobiçados do litoral norte de São Paulo, atraindo turistas tanto pelas suas praias exuberantes quanto por uma rica história que encanta aqueles que se aventuram a descobrir um pouco mais.
Abaixo seguem algumas sugestões de passeios na Ilha para quem procura
Praias
Como destino tradicional de “Praia e Sol”, Ilhabela oferece um leque de opções para quem quer curtir uma boa praia. E tem para todos os gostos!
A primeira coisa a entender sobre a Ilha é que ela é ‘dividida’ no lado do canal de São Sebastião e no lado de mar aberto. Do lado do canal, há praias do norte e praias do sul. Dependendo de onde você estiver hospedado, fica mais fácil o acesso para certo conjunto de praias. Nenhum lado é melhor que o outro, é mais uma questão de preferência pessoal e conveniência para chegar lá. Durante os meses de temporada, atravessar de norte a sul pode ser vagaroso, já que a SP que faz o acesso do Jabaquara (extremo norte) até a Ponta da Sepituba (extremo sul) é de mão dupla com diversos trechos sem acostamento.
Lado do canal
Praias do Norte:
Para as praias do norte, vale a regra geral que, quanto mais ao norte, mais vazia, menos estrutura e menos gente. Merecem destaque:
Praia de Garapocaia ou das Pedras do Sino: são lúdicas pela formação geológica que, por terem muito ferro na sua composição, emitem sons semelhantes ao badalar de sinos
Praia da Armação: ótima para velejar e ficar perto das antigas armações de baleias, vale a pena também um clique na capelinha que fica no canto da Praia
Ponta das Canas: ali existia uma importante Fazenda do período dos engenhos de açúcar e aguardente, do deque escolinha de Vela se tem um belo registro do Farol que fica ao lado desta fazenda também. Este farol é o que marca a entrada do Canal de São Sebastião
Praia do Jabaquara: exuberante, mas com muitos borrachudos, vale a pena ir preparado com repelentes! Esta praia conta com passeios de escuna saindo do Perequê, mas é a última acessível por automóveis. Dela saem trilhas para as Praias da Fome e do Poço.
Praias do Sul:
As praias do sul seguem uma regra parecida. Merecem destaque:
Praia das Pedras Miúdas ou Ilha das Cabras: excelente ponto para mergulho, tanto de flutuação como com cilindro. Para quem não tem o certificado PADI, existem escolas de mergulho com condições bem interessantes!
Praia do Portinho: vale o clique da capelinha no canto da praia, mas merece atenção para as águas vivas que costumam tomar banho por ali também
Praia da Feiticeira: antigamente era conhecida como Praia da Fazenda, o casarão que ainda se encontra no canto da praia pertence à Fazenda São Mathias, um dos primeiros importantes engenhos de açúcar e aguardente ainda remanescentes no arquipélago. Esta praia é bacana de ser visitada no fim da tarde, para apreciar o pôr-do-sol
Praia do Julião: excelente para crianças, conta com infraestrutura de apoio com bares e restaurantes
Praia do Curral: uma das mais badaladas da ilha, se você gosta de praia com a galera, esta é a pedida para você!
Praia do Veloso: vale pena presença de areais monazíticas, que são aquelas praias com areias escuras
Recentemente algumas fotos ficaram famosas nas redes sociais de piscinas naturais no sul da ilha. Recomendamos para aqueles que buscam o flash perfeito que cheguem cedo por lá, já que costuma ficar cheio!
Lado de mar aberto
Nestas praias você terá contato com comunidades tradicionais caiçaras, o que pode tornar o passeio muito rico! Vale um post só sobre elas, mas as praias que contam com passeios consolidados, tanto por trilha como barco são:
Bonete: você pode chegar por uma trilha que passa pelo Parque Estadual de Ilhabela (PEIb), saindo da Sepituba e passando pela Cachoeira da Lage. É uma trilha aberta e precisa da contratação de Guias, basta procurar um dos guias cadastrados no PEIb e na Associação de Guias e Monitores. Caso queira, também é possível contratar um barco para fazer o passeio também!
Castelhanos: o acesso pela Estrada Parque é liberada apenas para veículos 4x4 próprios ou contratados em agências ou prestadores de serviços ou ainda por barco. A baía de Castelhanos tem muita história para contar, era o principal ponto de desembarque de mercadorias no período colonial e teve 2 engenhos de açúcar e cachaça. A praia merece atenção, pois tem locais com corrente forte. Procure pela comunidade do canto direito, pois ali você poderá comer uma comida deliciosa e ter contato com as famílias tradicionais.
Cachoeiras:
Além das praias, 84% do arquipélago de Ilhabela fazem parte da área de proteção do Parque Estadual de Ilhabela (PEIb), sendo também protegidos pela Unesco como reserva da Biosfera. Como um dos municípios com maior área de Mata Atlântica do Brasil, vale a pena fazer um passeio para uma imersão completa e apreciar a exuberância desse bioma tão brasileiro.
Das tantas cachoeiras de Ilhabela (Areado, Lage, Veloso, Pancada d’Água, Água Branca, Couro de Boi,), merecem atenção a restrição a visita à Cachoeira do Paquetá (acesso não regulamentado por enquanto, apesar dos diversos cliques que circulam pelas redes sociais; o passeio pode se tornar perigoso por conta disso, cuidado!) e a Cachoeira do Gato (a reabertura do acesso está em andamento, com discussões em conjunto com a comunidade de Castelhanos). Recomendamos fortemente a visita a uma das cachoeiras do arquipélago. Abaixo segue a nossa recomendação para o passeio.
Cachoeira da Toca
Essa cachoeira é a mais acessível do arquipélago, com acessos pavimentados que permitem que visitantes com dificuldades de locomoção possam aproveitar um passeio de cachoeira. No ano de 2019 o atrativo foi semifinalista de um desafio de Turismo Sustentável que buscava ampliar ainda mais a acessibilidade para este público, que já corresponde a cerca de 15% do público visitante.
O local conta com monitores que ficam nos pontos de mergulho orientando os visitantes durante o ano todo. A Cachoeira da Toca é um passeio super completo que vai te proporcionar um passeio super seguro para toda família, até para aqueles que decidirem escorregar no tobogã natural que tem ali. Assim, o local conta ainda com estacionamento, sanitários, guarda volumes, repelente, sinalização, coletes salva-vidas.
Além do passeio seguro, você também pode visitar o último engenho em funcionamento da Ilha e provar a Cachaça da Toca. O edifício conta com um plano de conservação e, além de um atrativo cultural, é uma opção também para dias de chuva.
Durante a temporada funciona um quiosque que serve porções no cone e bebidas, permitindo que os visitantes possam passar o dia inteiro lá!
O local cobra uma taxa para a manutenção da estrutura, o ingresso é uma pulseira válida para o dia todo e permite sair para a praia e retornar para fechar o dia com mais um banho refrescante.
A Toca é um conjunto completo, o atrativo mais bem estruturado da Ilha. Venha tomar um banho de natureza e um gole de história conosco!